SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.66 issue1Unusual dissemination patterns of low-grade astrocytomas in childhoodClinical application of magnetic resonance in acute traumatic brain injury author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282XOn-line version ISSN 1678-4227

Abstract

LANDA, Danielle Cicarini de; BRASIL-NETO, Joaquim P.; BOECHAT-BARROS, Raphael  and  URIBE, Carlos. Normatização da termometria timpânica por infravermelho: um indicador não-invasivo de atividade cerebral assimétrica. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 2008, vol.66, n.1, pp.50-52. ISSN 0004-282X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2008000100012.

Estudos em humanos e outros primatas demonstraram que a realização de tarefas que causam ativação assimétrica fisiológica dos hemisférios cerebrais resulta em redução da temperatura timpânica (TT) ipsilateral ao hemisfério cerebral mais ativo. É possível que patologias que interfiram de modo assimétrico com o grau de atividade cerebral causem alterações similares da TT. Não existem, entretanto, estudos normativos da diferença normal aceitável de TT entre os tímpanos de um mesmo indivíduo em repouso. Este estudo teve como objetivo estabelecer uma normatização dos valores bilaterais da TT, e principalmente das diferenças interauriculares desse parâmetro, obtidas por termometria timpânica por infravermelho, em indivíduos normais, na ausência de execução de tarefas específicas. Foram obtidas medidas da TT em 47 voluntários normais (20 homens e 27 mulheres, com média de idade de 39,38±12,57 anos) em repouso e calculadas as diferenças interauriculares, sua média e desvio-padrão. A TT média foi de 36,85±0,50ºC à direita e de 36,74± 0,57ºC à esquerda, o que está de acordo com dados da literatura. A média das diferenças de TT encontrada foi de 0,25ºC e o desvio padrão (DP) 0,21ºC. Com base nesses achados, os valores máximos considerados normais para a diferença interauricular da TT, com níveis de confiança de 99% e de 95%, são de 0,88ºC e 0,67ºC, respectivamente. A utilidade da medida da diferença interauricular da TT como marcador de assimetria da atividade cerebral em pacientes com patologias neurológicas deverá ser avaliada em estudos adicionais.

Keywords : temperatura timpânica; ssimetria hemisférica cerebral; doenças neuropsiquiátricas; termometria timpânica por infravermelho.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License