SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.66 issue2BImmunohistochemical expression of markers Ki-67, neun, synaptophysin, p53 and HER2 in medulloblastoma and its correlation with clinicopathological parameters author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282X

Abstract

DVILEVICIUS, Amylcar Edemilson  and  PRANDINI, Mirto Nelso. Hipotermia seletiva: estudo experimental de traumatismo crânio-encefálico em ratos. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 2008, vol.66, n.2b, pp. 391-396. ISSN 0004-282X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2008000300021.

OBJETIVO: Avaliar a eficiência da hipotermia seletiva no tratamento do traumatismo crânio-encefálico (TCe) em ratos. o trauma foi produzido por um modelo de impacto cortical desenvolvido exclusivamente para o estudo. MÉTODO: Após o TCE produzido pelo modelo de impacto cortical, foi realizada pequena craniectomia na região fronto-parietal direita; após o procedimento os animais foram divididos em dois grupos de 15 cada um. o grupo A, sem tratamento com hipotermia (grupo controle) e grupo B, tratado com hipotermia seletiva por período de 5 a 6 horas. depois deste tempo todos os animais foram sacrificados, seus encéfalos foram removidos e realizada a análise anatomopatológica. RESULTADOS: Na comparação entre o grupo tratado com hipotermia e o grupo controle utilizou-se a contagem de neurônios lesados por campo. Tal contagem no grupo A (controle/sem tratamento) com n=15 teve media de 70,80 neurônios lesados por campo contra a media de 21,33 nerônios lesados por campo no grupo B (submetido ao tratamento com hipotermia), com n=15 também. diferença estatísticamente significativa pôde ser demonstrada. CONCLUSÃO: A análise anatomopatológica dos encéfalos dos animais estudados, baseada na quantificação dos neurônios lesados por campo demonstrou efetividade do tratamento com hipotermia seletiva com diferença estatística significativa.

Keywords : hipotermia seletiva; hipotermia; neuroproteção; traumatismo crânio-encefálico.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English