SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.66 issue3BExcessive daytime sleepiness of the Brazilian emperor Dom Pedro II probably due to sleep apnea syndrome author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282X

Abstract

VALBUZA, Juliana Spelta et al. Métodos para aumentar o tônus muscular da via aérea superior no tratamento do ronco: revisão sistemática. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 2008, vol.66, n.3b, pp. 773-776. ISSN 0004-282X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2008000500037.

CONTEXTO: O ronco é o ruído causado pela vibração durante a inspiração, cujas estruturas vibratórias, dependem atualmente de vários fatores. OBJETIVO: O tratamento do ronco com métodos para aumentar o tônus muscular da via aérea superior tem sido controverso e pouco relatado, portanto uma revisão de evidências é necessária para avaliar a efetividade destes métodos. MÉTODO: Revisão sistemática de ensaios clínicos randomizados ou quasi-randomizados, duplo-cegos para o tratamento do ronco, com métodos visando o aumento do tônus da via aérea superior, tais como fonoterapia e fisioterapia. Desfechos: diminuição ou cura do ronco, qualidade do sono, qualidade de vida e efeitos adversos. RESULTADOS: Três estudos elegíveis foram potencialmente analisados, porém nenhum deles demonstrou evidência científica de qualidade favorecendo a intervenção. As análises subjetivas em um estudo mostrou melhora do ronco, entretanto as sub-análises objetivas demonstraram resultados controversos. Os efeitos adversos não foram relatados. CONCLUSÃO: Não existe evidência científica suficiente para sustentar a recomendação de métodos para aumentar o tônus muscular da via aérea superior no tratamento do ronco. Ensaios clínicos randomizados bem elaborados são necessários para avaliarmos a eficácia de tais métodos e uma padronização de métodos para intervir no ronco mundialmente aceitos se tornariam úteis em pesquisas futuras.

Keywords : ronco; distúrbios do sono; tratamento; revisão.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English