SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.67 issue1Concepts of color, shape, size and position in ten children with Rett syndromePhonarticulatory diadochokinesis in young and elderly individuals author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282X

Abstract

ARAGAO, Maria de Fátima Vasco et al. Valor prognóstico da espectroscopia de prótons em vítimas de quase-afogamento: reversibilidade das anormalidades metabólicas precoces relacionou-se com bom prognóstico. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 2009, vol.67, n.1, pp. 55-57. ISSN 0004-282X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2009000100014.

Em duas criancas vítimas de quase-afogamento com encefalopatia hipóxico-isquêmica, que apresentaram ressonância magnética por imagem normal, a espectroscopia de prótons por ressonância magnética (1H MRS) na fase aguda mostrou alterações bioquímicas que corretamente indicaram o prognóstico e ajudaram a guiar o manejo terapêutico. Elevação dos picos de lipídeo-lactato e glutamina-glutamato na 1H MRS precoce realizada com 72 horas previu um mau prognóstico. Relacionaram-se com bom prognóstico; a ausência dos picos de lipídeo-lactato e glutamina-glutamato na 1H MRS precoce, e a reversibilidade no exame de controle (3 meses) das discretas anormalidades metabólicas encontradas no primeiro exame.

Keywords : hipóxia; quase-afogamento; espectroscopia; ressonância magnética.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English