SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.67 issue2BPerformance of 119 Brazilian children on Stroop paradigm: Victoria versionNeuropsychomotor development before and after open-heart surgery in infants author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282X

Abstract

FONSECA, Lineu Corrêa; TEDRUS, Glória Maria A.S.; OLIVEIRA, Eder Donizetti Peres de  and  XIMENES, Valeria Lopes. Epilepsia benigna da infância com pontas centro-temporais: discriminação entre palavras e pseudopalavras. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 2009, vol.67, n.2b, pp. 450-456. ISSN 0004-282X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2009000300015.

Na fase ativa da epilepsia benigna da infância com pontas centrotemporais (EBICT) pode ocorrer queda de desempenho escolar. OBJETIVO: Estudar a decisão lexical em crianças com EBICT. MÉTODO: 42 crianças com EBICT foram comparadas a grupo controle quanto a acertos e tempo de resposta em tarefa de discriminação visual entre palavras e pseudopalavras (DVPPS). RESULTADOS: As crianças com EBICT tiveram percentual menor de acertos para palavras e pseudopalavras e maior tempo de resposta para pseudopalavras e tiveram, mais frequentemente, desempenho inferior em escrita e leitura em teste de desempenho escolar. Houve relação significativa entre os resultados do DVPPS e o teste de desempenho escolar. A percentagem de acerto de pseudopalavras foi menor quando havia atividade epileptiforme bilateral e assíncronia no eletrencefalograma. CONCLUSÃO: O DVPPS mostrou contribuições na avaliação da leitura em crianças com EBICT. Os resultados apontam para a necessidade de atenção na detecção de dificuldades de leitura em crianças com EBICT.

Keywords : epilepsia benigna da infância com pontas centrotemporais; epilepsia rolândica; EEG; atividade epileptiforme; leitura; decisão lexical; cognição.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English