SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.68 issue2Brain hypoperfusion in adolescents dependent of multiple drugs author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282X

Abstract

AMORIM, Bárbara Juarez et al. SPECT cerebral na epilepsia de lobo temporal mesial: comparação entre análise visual e SPM. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 2010, vol.68, n.2, pp.153-160. ISSN 0004-282X.  https://doi.org/10.1590/S0004-282X2010000200001.

OBJETIVO: Comparar a acurácia do SPM com a análise visual na detecção do foco epileptogênico e alterações perfusionais à distância no SPECT cerebral. MÉTODO: Foram realizados os SPECTs ictal e interictal de 22 pacientes com epilepsia de lobo temporal mesial (ELTM). A análise visual foi realizada nos estudos interictal (VISUAL(inter)) e ictal (VISUAL(ictal/inter)). Na análise com SPM foi comparado o estudo interictal (SPM(inter)) e ictal (SPM(ictal)) de cada paciente com o grupo controle e comparou-se a perfusão dos lobos temporais entre os estudos ictal e interictal (SPM(ictal/inter)). RESULTADOS: Para a detecção do foco epileptogênico, as sensibilidades foram as seguintes: VISUAL(inter)=68%; VISUAL(ictal/inter)=100%; SPM(inter)=45%; SPM(ictal)=64% and SPM(ictal/inter)=77%. O SPM foi capaz de detectar mais áreas de hiperperfusão e hipoperfusão. CONCLUSÃO: O SPM não aumentou a sensibilidade na detecção do foco epileptogênico. Entretanto, o SPM detectou diferentes regiões de hipoperfusão e hiperperfusão e portanto, ele pode ser uma ferramenta de ajuda para se melhor entender a patofisiologia das crises na ELTM.

Keywords : SPECT cerebral; SPECT; SPM; crises; epilepsia.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License