SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 número1Duchenne muscular dystrophy: quality of life among 95 patients evaluated using the Life Satisfaction Index for AdolescentsPrenatal exposure to tobacco and alcohol are associated with chronic daily headaches at childhood: A population-based study índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Arquivos de Neuro-Psiquiatria

versión impresa ISSN 0004-282X

Resumen

GAGLIARDI, Isabella C. et al. Qualidade de vida e cirurgia de epilepsia na infância e adolescência. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 2011, vol.69, n.1, pp. 23-26. ISSN 0004-282X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2011000100006.

Epilepsia pode afetar a qualidade de vida (QV) de pacientes. A epilepsia de lobo temporal (ELT) é frequentemente refratária ao tratamento medicamentoso, o que tem impacto negativo na QV. A cirurgia pode trazer controle das crises e melhorar a QV de pacientes com epilepsia. OBJETIVO: O objetivo desse estudo foi verificar a QV de crianças e adolescentes com ELT que foram submetidos à cirurgia para epilepsia, comparando a QV antes e após a intervenção cirúrgica, verificando quais foram os parâmetros que apresentaram melhora. MÉTODO: Um questionário semi-estruturado foi aplicado durante a avaliação pré e pós cirúrgica em 13 pacientes. Os dados foram analisados utilizando-se o teste de Wilcoxon. RESULTADOS: A análise mostrou que houve melhora global da QV no pós-operatório. Houve melhora em aspectos gerais da saúde, eventos adversos de drogas antiepilépticas e relacionamento com os pais. CONCLUSÃO: Quando adequadamente indicada, a cirurgia para epilepsia melhora a QV de pacientes com ELT.

Palabras llave : epilepsia de lobo temporal; qualidade de vida; cirurgia.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés