SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 issue2APsychiatric disorders in myasthenia gravisClinical and epidemiological profile of patients with multiple sclerosis in Uberaba, Minas Gerais, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282X

Abstract

FRAGOSO, Yára Dadalti et al. Síndrome das pernas inquietas e esclerose múltipla: um estudo brasileiro multicêntrico e metanálise da literatura. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 2011, vol.69, n.2a, pp. 180-183. ISSN 0004-282X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2011000200007.

OBJETIVO: A maior prevalência de síndrome das pernas inquietas (SPI) em esclerose múltipla (EM) foi recentemente assunto de algumas publicações. O presente trabalho investigou a prevalência de sintomas de SPI em pacientes com EM e em controles em quatro cidades brasileiras. Além disto, uma revisão sistemática da literatura e metanálise dos dados foi feita considerando o tema SPI-EM. MÉTODO: Pacientes com EM e controles foram investigados com relação aos quarto sintomas típicos de SPI. Um questionário avaliando a intensidade da SPI também foi utilizado para pacientes e controles que apresentassem os quatro sintomas para critério diagnóstico de SPI. A revisão sistemática e meta-análise do tema foram realizadas de acordo com os rígidos critérios internacionais. RESULTADOS: No presente estudo, a associação de SPI-EM foi confirmada como sendo mais que coincidência nos pacientes brasileiros com EM, através do estudo caso-controle multicêntrico. Os pacientes com EM também apresentaram maior gravidade dos sintomas de SPI que os controles. A revisão sistemática e metanálise da literatura mostraram que os pacientes com EM tiveram quatro vezes mais chance de apresentar SPI do que controles. CONCLUSÃO: Embora os mecanismos envolvidos na associação SPI-EM ainda sejam motivo de discussão, existe uma clara associação entre estas duas condições neurológicas.

Keywords : esclerose múltipla; síndrome das pernas inquietas; metanálise.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English