SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 issue2BLow-level laser therapy, at 830 nm, for pain reduction in experimental model of rats with sciaticaEffects of eliminating tension by means of epineural stitches: a comparative electrophysiological and histomorphometrical study using different suture techniques in an animal model author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282X

Abstract

SANTOS, P S et al. Efeitos do ácido lipóico nas concentrações de glutamato e taurina no hipocampo de ratos após convulsões induzidas por pilocarpina. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 2011, vol.69, n.2b, pp. 360-364. ISSN 0004-282X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2011000300018.

As convulsões induzidas pela pilocarpina podem ser mediadas através do aumento do estresse oxidativo cerebral e das alterações na concentração dos aminoácidos. O presente estudo sugere que compostos antioxidantes podem produzir neuroproteção contra a neurotoxicidade em nível celular causada pelas convulsões. O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos do ácido lipóico (AL) no conteúdo de glutamato e taurina no hipocampo de ratos durante convulsões induzidas por pilocarpina. Ratos Wistar foram tratados por via intraperitoneal com solução salina 0,9% (controle), pilocarpina (400 mg/kg, pilocarpina), AL (10 mg/kg) e com a associação de AL (10 mg/kg); 30 min após com pilocarpina (400 mg/kg), que foi injetada 30 min após a administração de AL (AL + pilocarpina). Os animais foram observados durante 24 horas. As concentrações de aminoácidos foram determinadas por HPLC. No hipocampo dos ratos do grupo pilocarpina foi observado um aumento significativo de 37% na concentração de glutamato e uma diminuição de 18% no nível de taurina, quando comparado ao grupo controle. O pré-tratamento com o antioxidante reduziu significativamente o nível de glutamato em 28% e aumentou em 32% os níveis de taurina no hipocampo dos ratos, quando comparado ao grupo pilocarpina. Nossos resultados sugerem que ocorrem alterações na concentração dos aminoácidos no hipocampo de ratos durante as convulsões induzidas por pilocarpina, e que o glutamato pode desempenhar um papel crucial na fisiopatologia das convulsões, e que o efeito protetor poderia ser alcançado com pré-tratamento com ácido lipóico, provavelmente pelo aumento da liberação ou redução da taxa de metabolização dos aminoácidos durante as convulsões.

Keywords : convulsões; pilocarpina; aminoácidos; hipocampo; glutamato; taurina.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English