SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 número4Confiabilidade e validade de uma escala de mensuração da mobilidade do tronco na doença de Parkinson: Escala de Mobilidade de TroncoCaracterísticas clínicas e eletrencefalográficas da epilepsia occipital benigna da infância em dois hospitais terciários brasileiros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos de Neuro-Psiquiatria

versão impressa ISSN 0004-282X

Resumo

ROCHA, Felipe Filardi da; ALVARENGA, Nathália Bueno; MALLOY-DINIZ, Leandro  e  CORREA, Humberto. Prejuízo no processo de tomada de decisão mensurado pelo Iowa Gambling Task no transtorno obsessivo-compulsivo. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 2011, vol.69, n.4, pp. 642-647. ISSN 0004-282X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2011000500013.

OBJETIVO: Avaliar o processo de tomada de decisão em pacientes com transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) utilizando o Iowa Gambling Task. Pretende-se, também, avaliar características demográficas e clínicas que possam influenciar essa função executiva. MÉTODO: Nossa amostra é composta de 214 sujeitos (107 pacientes com diagnóstico de TOC e 107 controles) que foram avaliados do ponto de vista clínico, demográfico e neuropsicológico. O Iowa Gambling Task, um teste que avalia o processo de tomada de decisão, foi aplicado. RESULTADOS: Observamos um prejuízo no desempenho dos pacientes com TOC no IGT. Características como sintomas depressivos e ansiosos não foram responsáveis por esse prejuízo. CONCLUSÃO: O prejuízo no processo de tomada de decisão parece ser um componente importante na fisiopatologia do TOC. Como o TOC é um transtorno heterogêneo, grupos mais homogêneos são necessários para uma melhor caracterização e confirmação dos nossos achados.

Palavras-chave : comportamento; transtorno obsessivo-compulsivo; cognição; serotonina.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês