SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 issue1Clinical predictors of response to immunomodulators for multiple sclerosis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282X

Abstract

MAIA JR., Antonio Carlos Martins; ROCHA, Antonio José da; BARROS, Bernardo Rodi  and  TILBERY, Charles Peter. Desmielinização inflamatória incidental em indivíduos assintomáticos: uma coorte brasileira com síndrome radiológica isolada e uma revisão crítica da literatura atual. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 2012, vol.70, n.1, pp. 5-11. ISSN 0004-282X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2012000100003.

Apesar da definição dos critérios diagnósticos específicos para identificar a síndrome radiológica isolada (SRI) sugestiva de esclerose múltipla, sua história natural ainda não foi completamente entendida. Analisamos retrospectivamente uma coorte brasileira de 12 pacientes visando a esclarecer suas características e enfatizar o papel da imagem em predizer conversão clínica. Embora alguns indivíduos não apresentem progressão em longo período de acompanhamento (16,7%), a maioria dos pacientes com SRI progrediu clínica ou radiologicamente nos primeiros anos do seguimento (83,3%). O comprometimento infratentorial e da medula espinhal, bem como o número total de lesões, foram mais relevantes em predizer a progressão que a presença de impregnação pelo gadolínio. Estudos futuros são necessários para definir o risco de conversão em homens e para esclarecer a repercussão cognitiva da SRI. Este estudo pode ampliar o entendimento da história natural e da evolução das lesões incidentais à imagem de ressonância magnética contribuindo para a adequada condução clínica da SRI.

Keywords : esclerose múltipla; síndrome radiológica isolada; desmielinização incidental; ressonância magnética.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English