SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 issue1Translation, cultural adaptation and psychometric evaluation of the Leganés cognitive test in a low educated elderly Brazilian populationThe impact of EEG in the diagnosis and management of patients with acute impairment of consciousness author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282X

Abstract

BATISTA, Icaro Camargo et al. Transtorno autístico e doença celíaca: sem evidências de associação. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 2012, vol.70, n.1, pp. 28-33. ISSN 0004-282X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2012000100007.

OBJETIVO: Avaliar a possível associação entre doença celíaca (DC) e/ou sensibilidade ao glúten (SG) e transtorno do espectro autista (TEA). MÉTODOS: Ocorrências de DC foram determinadas em um grupo de crianças e adolescentes afetados pelo TEA e a ocorrência d TEA foi avaliada em um grupo de pacientes com DC comprovada por biópsia. Para detectar a possível existência de SG, foram determinados níveis de anticorpos antigliadina em pacientes com TEA e comparados ao grupo de crianças sem a doença celíaca. RESULTADOS: A prevalência de DC ou SG não foi maior no grupo de pacientes com TEA quando comparada a grupos de indivíduos originários da mesma região geográfica. De modo similar, a prevalência do TEA não foi maior ao ser comparada ao grupo de pacientes com DC. CONCLUSÃO: Não houve associação estatisticamente demonstrável entre DC ou SG e TEA. Consequentemente, não são justificáveis, no momento, exames de rotina para detecção de DC ou SG em pacientes com TEA.

Keywords : transtorno autístico; doença celíaca; prevalência; programa de rastreamento.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English