SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 issue1Cyclosporin safety in a simplified rat brain tumor implantation model author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282X

Abstract

SATO, Douglas  and  BRAZILIAN COMMITTEE FOR TREATMENT AND RESEARCH IN MULTIPLE SCLEROSIS et al. Tratamento da neuromielite óptica: uma revisão baseada em evidências. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 2012, vol.70, n.1, pp. 59-66. ISSN 0004-282X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2012000100012.

Neuromielite óptica (NMO) é uma doença inflamatória do sistema nervoso central caracterizada por grave neurite óptica e mielite transversa, com um curso usualmente recorrente. O anticorpo contra aquaporina-4 é positivo em grande porcentagem dos pacientes com NMO e se liga a este canal de água altamente expresso nos processos pediosos dos astrócitos. Devido à gravidade dos ataques de NMO e ao elevado risco de incapacidade, o tratamento deve ser instituído tão logo o diagnostico seja confirmado. Existem evidências crescentes de que pacientes com NMO respondem de forma diferente dos pacientes com esclerose múltipla (EM) e, portanto, os tratamentos utilizados na EM podem não ser adequados para NMO. Os quadros agudos de NMO são tratados com pulsos de corticosteroides em altas doses e plasmaférese. O tratamento de manutenção também deve ser instituído para evitar ataques subsequentes e é baseado em corticosteroides orais em baixas doses ou imunossupressores, como a azatioprina e o micofenolato mofetil. Novas estratégias de tratamento utilizando anticorpos monoclonais como rituximab têm sido avaliadas para NMO, com resultados positivos em estudos abertos. Entretanto, não existem estudos clínicos controlados, randomizados, para confirmar a segurança e eficácia dos tratamentos atualmente utilizados na NMO.

Keywords : neuromielite óptica; terapia; aquaporina 4; plasmaferese; esteróides; azatioprina; ácido micofenólico; anticorpos monoclonais; mitoxantrona; ciclofosfamida; interferon-beta.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English