SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 issue4Experimental encephalitis caused by Taenia crassiceps cysticerci in miceThe expanding spectrum of clinically-distinctive, immunotherapy-responsive autoimmune encephalopathies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282X

Abstract

DUTRA, Lívia Almeida et al. Neurosarcoidose: orientações para o neurologista geral. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 2012, vol.70, n.4, pp. 293-299. ISSN 0004-282X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2012000400014.

A neurosarcoidose (NS) ocorre frequentemente no contexto de doença sistêmica. O diagnóstico é baseado na história clínica sugestiva de NS, presença de granulomas não-caseosos e achados anatomopatológicos, laboratoriais e radiológicos de sarcoidose. A NS causa manifestações neurológicas variadas, que apresentam, em geral, baixa resposta ao corticoide isoladamente e, portanto, necessitam uso de imunossupressores. Na NS, os linfócitos estão polarizados para resposta Th1 excessiva, levando à produção aumentada de TNF-alfa e IFN-gama, assim como IL-2 e IL-15. Infliximabe, um anticorpo monoclonal quimérico que neutraliza a atividade biológica do TNF-alfa, é uma nova opção no tratamento da NS. Revisou-se a fisiopatologia, as manifestações clínicas, o diagnóstico e o tratamento da NS para orientar neurologistas gerais.

Keywords : sarcoidose; neurosarcoidose; metotrexato; azatioprina; ciclofosfamida; infliximabe.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English