SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 número6Avaliação motora em pacientes com distrofia muscular de DuchenneO aleitamento materno exclusivo protege contra a recorrência de crises de enxaqueca no pós-parto? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Arquivos de Neuro-Psiquiatria

versão impressa ISSN 0004-282X

Resumo

GAZINI, Carina Caires et al. Qualidade do sono e qualidade de vida em adolescentes infectados pelo vírus da imunodeficiência humana. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 2012, vol.70, n.6, pp. 422-427. ISSN 0004-282X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2012000600008.

OBJETIVOS: Avaliar as características do sono de adolescentes infectados pelo HIV e estudar se os aspectos psicossociais estão associados à qualidade do sono. MÉTODOS: Estudo transversal, que avaliou 102 adolescentes, com idades entre 10 e 20 anos, infectados pelo HIV, e 120 controles, de ambos os gêneros. Para a coleta de dados, aplicaram-se: a Sleep Disturbance Scale for Children, a Epworth Sleepiness Scale, e o Pediatric Quality of Life Inventory. RESULTADOS: Verificou-se prevalência de distúrbios do sono em 77,4% dos pacientes e em 75% nos controles, e houve correlação entre qualidade do sono e de vida. Adolescentes HIV-positivos apresentaram maior pontuação nos distúrbios respiratórios do sono e maior prevalência de sonolência diurna excessiva. CONCLUSÕES: Adolescentes infectados pelo HIV apresentaram qualidade de sono semelhante à da população saudável. Isso provavelmente decorre pela melhora de suas condições de vida resultante do sucesso da terapia antirretroviral em pacientes HIV-positivos e pelas vulnerabilidades que afetam adolescentes brasileiros de grandes centros urbanos.

Palavras-chave : sono; adolescentes; HIV; qualidade de vida; terapia antirretroviral de alta atividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês