SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 número6Cerebellar anatomy as applied to cerebellar microsurgical resectionsMovement disorders emergencies: a review índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Arquivos de Neuro-Psiquiatria

versión impresa ISSN 0004-282X

Resumen

AZIZI-MALEKABADI, Hamid et al. Diferentes efeitos da escopolamina no aprendizado, na memória e nos níveis dos metabólitos do óxido nítrico no tecido hipocampal de ratas ooforectomizadas e controles operadas sem ooforectomia. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 2012, vol.70, n.6, pp. 447-452. ISSN 0004-282X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2012000600012.

Diferentes efeitos da escopolamina no aprendizado, na memória e nos níveis dos metabólitos do óxido nítrico (ON) no tecido hipocampal de ratas ovariectomizadas (OVX) e controles com cirurgia sem ooforectomia (Grupo Sham) foram investigados. Os animais dos grupos Sham-Escopolamina (Sham-Sco) e OVX-Escopolamina (OVX-Sco) foram tratados com escopolamina 2 mg/kg antes de entrar no labirinto aquático de Morris, enquanto aqueles dos grupos Sham e OVX receberam solução salina. A latência de tempo e o comprimento do caminho foram significativamente maiores nos Grupos Sham-Sco e OVX-Sco em comparação com os grupos Sham e OVX, respectivamente (p<0,001). Foram observados níveis significativamente mais baixos de metabólitos do ON nos hipocampos do Grupo Sham-Sco em comparação aos níveis do Sham (p<0,001), enquanto não foi observada diferença significativa entre os Grupos OVX-Sco e OVX. A diminuição do nível de ON no hipocampo pode ter um papel no aprendizado e nos déficits de memória induzidos pela escopolamina. No entanto, parece que este efeito da escopolamina no ON hipocampal é diferente em situações de presença ou ausência de hormônios ovarianos.

Palabras llave : labirinto aquático de Morris; escopolamina; ooforectomia; rato; hipocampo; óxido nítrico.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés