SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 issue8Prognostic value of thumb pain sensation in birth brachial plexopathyValidity of the Brazilian version of the freezing of gait questionnaire author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282X

Abstract

RESTIFFE, Ana P.  and  GHERPELLI, José Luiz D.. Diferenças na idade de aquisição da marcha entre lactentes pré-termo de baixo risco e a termo saudáveis. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 2012, vol.70, n.8, pp. 593-598. ISSN 0004-282X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2012000800007.

OBJETIVO: Comparar o desenvolvimento motor de lactentes pré-termo sem paralisia cerebral (PT) com lactentes normais nascidos a termo (T), de acordo com Escala Motora Infantil de Alberta (AIMS); comparar idade da marcha entre PT e T e se a idade da marcha em PT é passível de ser afetada. MÉTODOS: Estudo prospectivo com 101 PT e 52 T, seguidos mensalmente até que todos os itens da AIMS tivessem sido observados. Resultados: Os escores médios apresentaram semelhanças entre os grupos, com exceção do oitavo ao décimo meses. Os lactentes T iniciaram marcha antes dos PT. Peso, estatura ao nascimento e tempo de internação na unidade de terapia intensiva neonatal (UTIN) foram preditivos. CONCLUSÃO: O desenvolvimento motor entre PT e T foi semelhante, exceto entre o oitavo e o décimo meses de idade. PT andaram mais tardiamente e variáveis preditivas foram peso, estatura ao nascimento e o tempo de permanência na UTIN.

Keywords : Escala Motora Infantil de Alberta; desenvolvimento infantil; lactente; prematuro; atividade motora.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English