SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 issue9Idiopathic Parkinson's disease: vocal and quality of life analysisDifficulties in HAM/TSP diagnosis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282X

Abstract

RAMOS, Paulo Eduardo et al. Efeitos do Dăoyĭn Qìgōng em pacientes com síndrome pós-pólio com queixa de intolerância ao frio. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 2012, vol.70, n.9, pp. 680-685. ISSN 0004-282X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2012000900006.

A síndrome pós-poliomielite (SPP) é caracterizada por instalação de nova fraqueza muscular às manifestações residuais da poliomielite, associada a outros sintomas, como intolerância ao frio (IF). O Dăoyĭn Qìgōng (DQ) é uma técnica da medicina tradicional chinesa que interfere na circulação da energia e do sangue. OBJETIVO: Foi verificar os efeitos do DQ em pacientes com SPP com queixa de intolerância ao frio. MÉTODO: Dez pacientes com SPP foram avaliados com a escala visual analógica (EVA) adaptada para IF antes e após intervenção com DQ, adaptados para a posição sentada, com duração de 40 minutos, 3 vezes por semana, durante 3 meses. RESULTADOS: Verificou-se diferença estatisticamente significante, na EVA-frio local e sistêmica, após o término do treinamento. CONCLUSÃO: O DQ é uma técnica que interferiu positivamente na queixa de IF em pacientes com SPP.

Keywords : síndrome pós-poliomielite; Qìgōng; exercícios respiratórios; saúde pública.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English