SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 issue9Effects of Dăoyĭn Qìgōng in postpolio syndrome patients with cold intoleranceClinical and neuropsychological correlation in patients with rolandic epilepsy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282X

Abstract

SLATER, Carla Maria Sena Andrade; RIBEIRO, Luiz Claudio Pereira  and  PUCCIONI-SOHLER, Marzia. Dificuldades no diagnóstico da HAM/TSP. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 2012, vol.70, n.9, pp. 686-690. ISSN 0004-282X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2012000900007.

A Organização Mundial da Saúde recomenda o uso do critério de Osame (1990) para o diagnóstico da mielopatia associada ao vírus HTLV-I (HAM/TSP). Em 2006, um grupo de neurologistas elaborou um critério brasileiro capaz de diagnosticar HAM/TSP desde suas manifestações iniciais. OBJETIVO: Foi testar a concordância entre ambos os critérios. MÉTODOS: O estudo incluiu a avaliação dos achados clínicos e laboratoriais de 35 pacientes. Os métodos de ELISA, Western blot e/ou reação em cadeia da polimerase foram utilizados para pesquisa de anticorpos anti-HTLV-I. A análise da concordância baseou-se no cálculo do índice Kappa. RESULTADOS: Concordância de 100% (índice Kappa=1) ocorreu nos casos de HAM/TSP "definida", mas não nos pacientes com o diagnóstico "provável". CONCLUSÃO: O critério brasileiro foi tão eficaz quanto o critério de Osame para o diagnóstico de HAM/TSP "definido". No entanto, ambos necessitam de marcadores biológicos mais específicos no líquido cefalorraquidiano para o diagnóstico laboratorial dos casos prováveis.

Keywords : HAM/TSP; Vírus linfotrópico de células T humanas tipo 1; diagnóstico.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English