SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 número9Efeitos do Dăoyĭn Qìgōng em pacientes com síndrome pós-pólio com queixa de intolerância ao frioCorrelação entre achados clínicos e neuropsicológicos em pacientes com epilepsia rolândica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos de Neuro-Psiquiatria

versão impressa ISSN 0004-282X

Resumo

SLATER, Carla Maria Sena Andrade; RIBEIRO, Luiz Claudio Pereira  e  PUCCIONI-SOHLER, Marzia. Dificuldades no diagnóstico da HAM/TSP. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 2012, vol.70, n.9, pp. 686-690. ISSN 0004-282X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2012000900007.

A Organização Mundial da Saúde recomenda o uso do critério de Osame (1990) para o diagnóstico da mielopatia associada ao vírus HTLV-I (HAM/TSP). Em 2006, um grupo de neurologistas elaborou um critério brasileiro capaz de diagnosticar HAM/TSP desde suas manifestações iniciais. OBJETIVO: Foi testar a concordância entre ambos os critérios. MÉTODOS: O estudo incluiu a avaliação dos achados clínicos e laboratoriais de 35 pacientes. Os métodos de ELISA, Western blot e/ou reação em cadeia da polimerase foram utilizados para pesquisa de anticorpos anti-HTLV-I. A análise da concordância baseou-se no cálculo do índice Kappa. RESULTADOS: Concordância de 100% (índice Kappa=1) ocorreu nos casos de HAM/TSP "definida", mas não nos pacientes com o diagnóstico "provável". CONCLUSÃO: O critério brasileiro foi tão eficaz quanto o critério de Osame para o diagnóstico de HAM/TSP "definido". No entanto, ambos necessitam de marcadores biológicos mais específicos no líquido cefalorraquidiano para o diagnóstico laboratorial dos casos prováveis.

Palavras-chave : HAM/TSP; Vírus linfotrópico de células T humanas tipo 1; diagnóstico.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês