SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 issue9New algorithm for the diagnosis of hereditary dystoniaThe pterional craniotomy: tips and tricks author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282X

Abstract

SALLES, Jerusa Fumagalli de et al. Processamento léxico-semântico no paradigma de priming semântico em pacientes afásicos. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 2012, vol.70, n.9, pp. 718-726. ISSN 0004-282X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2012000900014.

Há evidências de que os déficits de processamento léxico-semântico explícitos que caracterizam a afasia podem ser observados na ausência de déficits semânticos implícitos. O objetivo deste artigo foi analisar criticamente a literatura internacional sobre processamento léxico-semântico na afasia, avaliado por meio do paradigma de priming semântico. Especificamente, esta revisão teve seu foco na afasia e processamento léxico-semântico, pontos fortes e fracos da metodologia dos paradigmas léxico-semânticos usados, e evidências recentes de estudos de neuroimagem sobre o processamento léxico-semântico. Além disso, evidências de dissociações entre processamento léxico-semântico implícito e explícito relatadas na literatura serão discutidas e interpretadas, relacionando-se aos dados de neuroimagem funcional de amostras saudáveis. Há indícios de que os efeitos de priming semântico podem ser encontrados tanto em afasias fluentes como em não fluentes, e que esses efeitos são relacionados a uma extensa rede que inclui o lobo temporal, o córtex pré-frontal, o giro frontal esquerdo, o giro temporal esquerdo e o córtex cingulado.

Keywords : afasias; processos mentais; linguagem; acidente vascular cerebral.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English