SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 número10Atrofia cerebral al inicio de la enfermedad y discapacidad fisica en esclerosis multipleClinical response to interferon beta and glatiramer acetate in multiple sclerosis patients: a Brazilian cohort índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Arquivos de Neuro-Psiquiatria

versión impresa ISSN 0004-282X

Resumen

SISTEROLLI-DINIZ, Denise et al. Alterações funcionais na síndrome de acometimento da substância branca do lúpus neuropsiquiátrico são semelhantes àquelas encontradas em pacientes com esclerose múltipla. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 2012, vol.70, n.10, pp.769-773. ISSN 0004-282X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2012001000004.

OBJETIVO: Com a finalidade de comparar a síndrome de acometimento da substância branca do lúpus neuropsiquiátrico (LESNP) e a esclerose múltipla (EM), foi proposta uma avaliação demográfica, da história médica e do exame clínico. MÉTODOS: Sessenta e quatro pacientes com LESNP e 178 com EM responderam a um questionário para avaliar o sistema funcional, a expanded disability status scale (EDSS), o Beck depression inventory (BDI) e o Beck anxiety inventory (BAI). RESULTADOS: A prevalência de doenças autoimunes e consciência alterada foi semelhante em ambos os grupos, mas foi superior comparada àquela da população geral. Sinais e sintomas sistêmicos ocorreram em 2,9 a 61,9% dos casos de EM, enquanto sinais e sintomas neurológicos foram encontrados de 9,4 a 76,4% na LESNP. Os sistemas motor, visual e mental foram os mais afetados nas duas doenças. O BDI foi superior em LESNP e o BAI na EM. CONCLUSÕES: As alterações funcionais em pacientes com LESNP foram similares às encontradas na EM, embora tenha ocorrido maior incapacidade dos sistemas funcionais cerebelar, de sensibilidade e dos esfíncteres na EM, sintomas depressivos, de ansiedade e cefaleia, também foram superiores.

Palabras clave : lúpus eritematoso sistêmico; esclerose múltipla; registros médicos; exame neurológico; depressão; ansiedade.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf epdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons