SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.71 número9AEspectroscopia de protons de hidrogenio na investigacao ambulatorial das epilepsias extra-temporaisAprendizagem verbal na pseudodemencia depressiva: comprometimento acentuado da evocacao livre, moderado nos processos de aprendizagem e preservacao da memoria de curto prazo e reconhecimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Arquivos de Neuro-Psiquiatria

versão impressa ISSN 0004-282X

Resumo

CAMPOS-SOUSA, Raimundo Nonato et al. Disfunção urinária com hiperatividade detrusora não é fator de risco para progressão do desempenho motor em mulheres com doença de Parkinson. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 2013, vol.71, n.9A, pp.591-595. ISSN 0004-282X.  https://doi.org/10.1590/0004-282X20130101.

Introdução

Hiperatividade detrusora (HD) é a principal causa de disfunção urinária na doença de Parkinson e poucos estudos correlacionam aspectos clínicos da doença com este componente autonômico.

Métodos

Foi avaliada uma coorte de 63 pacientes com DP quanto aos aspectos clínicos e gravidade global da doença utilizando as escalas UPDRS e Hoehn-Yahr. A função urológica foi avaliada através de estudo urodinâmico. Foram então categorizados dois grupos: pacientes com e sem HD. Após sete anos os mesmos parâmetros foram reavaliados.

Resultados

Houve progressão da doença quanto aos escores mentais no grupo com HD. Na reavaliação dos grupos os sintomas motores não evidenciaram piora significante.

Conclusão

HD é um achado urodinâmico frequente em pacientes com DP. Embora associada à disfunção dopaminérgica, HD não pode ser considerada fator de risco para piora do desempenho motor, mas provavelmente está associada com pior prognóstico mental e cognitivo.

Palavras-chave : hiperatividade detrusora; hiperreflexia detrusora; doença de Parkinson; sintomas urinários.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )