SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.71 issue9BEvolution of bacterial meningitis diagnosis in Sao Paulo State-Brazil and future challengesWhy should we use atraumatic needles in lumbar puncture? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282XOn-line version ISSN 1678-4227

Abstract

GOMES, Helio Rodrigues. Estudo do líquido cefalorraquiano em neuro-oncologia. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 2013, vol.71, n.9B, pp.677-680. ISSN 0004-282X.  https://doi.org/10.1590/0004-282X20130149.

O envolvimento do sistema nervoso central (SNC) é uma das maiores complicações das neoplasias de linhagem hematológica e dos tumores sólidos, com uma incidência que varia de 10% nestes últimos até 25% nas leucemias e subtipos de linfomas. Os padrões do líquido cefalorraquiano (LCR) nestes casos é inespecífico. Embora a citologia do LCR tenha uma alta especificidade (acima de 95%), sua sensibilidade é geralmente menor que 50%, e nenhum marcador biológico de padrão-ouro é disponível até o momento. Novas tecnologias, como a citologia de fluxo, a genética molecular e novos biomarcadores poderão aumentar a sensibilidade e especificidade no diagnóstico, levando ao diagnóstico de envolvimento do SNC, e consequentemente a profilaxia efetiva e tratamento bem sucedido.

Keywords : cerebrospinal fluid; biomarkers; leptomeningeal metastasis; neoplastic meningitis; líquido cefalorraquiano; biomarcadores; metástase leptomeníngea; meningite neoplásica.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )