SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.71 issue9BViral encephalitisMansonic neuroschistosomiasis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282XOn-line version ISSN 1678-4227

Abstract

TAKAYANAGUI, Osvaldo M.. Neurocisticercose. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 2013, vol.71, n.9B, pp.710-713. ISSN 0004-282X.  https://doi.org/10.1590/0004-282X20130156.

A cisticercose é uma das doenças parasitárias mais frequentes do sistema nervoso humano e constitui grave problema de saúde pública na maioria dos países em desenvolvimento. As manifestações clínicas da neurocisticercose (NCC) estão na dependência do número, tipo, localização e estágio de desenvolvimento dos cisticercos, assim como da resposta imunológica do hospedeiro contra o parasita. O diagnóstico da NCC é baseado nos exames de neuroimagem (tomografia computadorizada, ressonância magnética) e na detecção de antígenos/anticorpos no soro e no líquido cefalorraquiano. O tratamento antiparasitário tem sido marcado por uma intensa controvérsia. Os ensaios controlados e randomizados avaliando os benefícios clínicos da terapêutica têm revelado dados conflitantes em que alguns estudos indicam um benefício e outros não. As estratégias de prevenção devem ser fundamentadas na adoção simultânea de múltiplas medidas, adaptadas às características específicas de uma determinada região endêmica.

Keywords : cysticercosis; Taenia solium; epilepsy; albendazole; praziquantel; cisticercose; Taenia solium; epilepsia; albendazol; praziquantel.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )