SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.71 issue9BNeurocysticercosisSteroids in neuroinfection author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282XOn-line version ISSN 1678-4227

Abstract

CARVALHO, Otavio Augusto Moreno de. Neuroesquistossome mansônica. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 2013, vol.71, n.9B, pp.714-716. ISSN 0004-282X.  https://doi.org/10.1590/0004-282X20130157.

A neuroesquistossome mansônica (NM) é não apenas a mais comum, mas também a mais grave apresentação da infecção pelo Schistosoma mansoni. Tanto o encéfalo quanto a medula podem ser independentemente afetadas pela doença, embora a última o seja de forma mais frequente. A NM encefálica é secundária à presença dos ovos e/ou da forma adulta do verme in situ, e pode ser sintomática ou não. Ao contrário da forma encefálica, a NM medular é mais frequentemente sintomática. Em ambas as formas a gravidade dos sintomas dependerá na quantidade de ovos na região comprometida e na intensidade da reação inflamatória ao seu redor. Os exames do líquido cefalorraquiano e de imagem por ressonância magnética são importantes ferramentas diagnósticas. Corticosteróides e drogas parasiticidas são usadas no tratamento desta doença, e seu prognóstico dependerá diretamente do rápido uso destas drogas.

Keywords : Schistosoma mansoni; neurological involvement; brain; spinal cord; inflammatory reaction; Schistosoma mansoni; comprometimento neurológico; encéfalo; medula; reação inflamatória.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )