SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.71 issue9BPaleoparasitology: the origin of human parasitesPrionic diseases author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282XOn-line version ISSN 1678-4227

Abstract

OLIVAL, Guilherme Sciascia do et al. Esclerose múltipla e interação com os herpesvirus. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 2013, vol.71, n.9B, pp.727-730. ISSN 0004-282X.  https://doi.org/10.1590/0004-282X20130160.

A esclerose múltipla é a doença inflamatória auto-imune mais comum do sistema nervoso central. Sua etiologia já foi creditada apresentar tanto causas genéticas quanto ambientais. Vários vírus já foram implicados como desencadeadores desta doença e existem inúmeros trabalhos fazendo correlação entre a família Herpesviridae e a patogênese da esclerose múltipla. As características mais importantes dos Herpesviridae são as de apresentarem períodos de latência e exacerbação e terem como seu principal santuário biológico o sistema nervoso central. O vírus Epstein-Barr, o citomegalovírus, o herpesvirus tipo 6 e herpesvirus tipo 7 são os membros mais estudados como desencadeadores da esclerose múltipla. Conforme as evidencias que a literatura apresenta a família Herpesviridae está fortemente envolvida na patogênese da esclerose múltipla, porém é pouco provável que sejam os únicos responsáveis pelo seu início. É provável que esta doença apresente inúmeros desencadeadores e mais estudos são necessários para determinar estas interações.

Keywords : demyelinating disease; bmultiple sclerosis; herpesvirus; doença desmielinizante; esclerose múltipla; herpesvírus.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )