SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.71 issue9BPrionic diseases author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282XOn-line version ISSN 1678-4227

Abstract

ROCHA, Antonio Jose da; LITTIG, Ingrid Aguiar; NUNES, Renato Hoffmann  and  TILBERY, Charles Peter. Doenças infecciosas do sistema nervoso central mimetizando esclerose múltipla: reconhecendo as características de imagem por RM que as distinguem. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 2013, vol.71, n.9B, pp.738-746. ISSN 0004-282X.  https://doi.org/10.1590/0004-282X20130162.

Os critérios diagnósticos atuais para a esclerose múltipla (EM) destacam a ressonância magnética (RM) e reforçam a caracterização de disseminação no espaço e no tempo, mesmo em um único exame. Para preservar a especificidade desses critérios é necessário determinar se as lesões identificadas em T2/FLAIR e o realce pelo gadolínio não são devidos a doenças que mimetizam EM. Várias doenças compõem a lista de diagnósticos diferenciais da EM, incluindo algumas com períodos de exacerbação e remissão, além de doenças infecciosas tratáveis, que podem imitar suas características de RM. Discutiremos as características de imagem mais relevantes de diversas neuroinfecções que mimetizam EM, examinando a distribuição espacial das lesões e os padrões de realce pelo gadolínio. O reconhecendo dos sinais de alerta por imagem pode ser útil para a avaliação diagnóstica de casos suspeitos de EM, conduzindo ao diagnóstico diferencial correto através de uma avaliação combinada da clínica, laboratório e imagem.

Keywords : central nervous system infections; multiple sclerosis; differential diagnosis; magnetic resonance imaging; MRI; infecções do sistema nervoso central; esclerose múltipla; diagnóstico diferencial; imagem por ressonância magnética; RM.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )