SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.72 issue2Suicide attempts in a emergency hospitalMaternal high-fat diet during pregnancy or lactation changes the somatic and neurological development of the offspring author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282X

Abstract

WANG, Peng et al. Cirurgia com gamma knife como tratamento experimental para tumores da região da pineal: uma estratégia alternativa quando os dados anatomopatológicos são negativos. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 2014, vol.72, n.2, pp.129-135. ISSN 0004-282X.  http://dx.doi.org/10.1590/0004-282X20130217.

Tumores da região da pineal (TRP) são pouco frequentes e as propostas de tratamento são bastante variadas. Os autores relatam sua experiência em cirurgias com uso gamma knife (CGK) como tratamento experimental inicial em séries de TRP que não têm diagnóstico anatomopatológico ou nos quais o diagnóstico não ficou claro. Foram estudados retrospectivamente 17 pacientes com TRP nestas condições e que foram submetidos a CGK. Destes, 9 pacientes foram submetidos posteriormente a radioterapia de todo o encéfalo e medula espinhal entre 6 e 9 meses depois da CGK. Dezesseis dos 17 pacientes foram acompanhados por um período médio de 33,3 meses. A taxa total de resposta nos pacientes foi de 75% e a taxa dos controles, 81,3%. Não houve nenhum déficit neurológico evidente que pudesse ser atribuído à CGK. A CGK como tratamento experimental pode ser uma estratégia alternativa no grupo específico de pacientes com TRP em que não há diagnóstico anatomopatológico, podendo ser obtida uma boa qualidade de vida com poucas complicações para esse grupo de pacientes.

Keywords : cirurgia com gamma knife; tumors da região da pineal; radiocirurgia.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf epdf )