SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.72 issue2Gamma knife surgery for pineal region tumors: an alternative strategy for negative pathologyPretemporal craniotomy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282X

Abstract

MENDES-DA-SILVA, Cristiano et al. Dieta materna rica em gordura durante a gravidez ou lactação altera o desenvolvimento somático e neurológico da prole. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 2014, vol.72, n.2, pp.136-144. ISSN 0004-282X.  http://dx.doi.org/10.1590/0004-282X20130220.

A exposição materna a dieta rica em gordura (DRG) durante a gravidez e a amamentação tem sido considerada um importante indutor de alterações da programação normal da prole, em animais e humanos, e pode atrapalhar o desenvolvimento do cérebro. No presente estudo, investigamos o desenvolvimento somático e sensório-motor da prole de ratas alimentadas com uma DRG, em comparação com ratas alimentadas com uma dieta controle, durante a gravidez ou lactação. Foram avaliados indicadores de crescimento corporal, maturação física e ontogênese de reflexos. A prole de ratas alimentadas com DRG mostrou redução de peso e crescimento do corpo, atraso da maturação física e maturação tardia de reflexos fisiológicos, tais como colocação pelas vibrissas, resposta ao susto e reação de aceleração. Nossos resultados sugerem que DRG materna durante a gravidez ou lactação modifica desenvolvimento somático e neurológico da prole, possivelmente aumentando o risco para distúrbios neuroendócrinos e neuropsiquiátricos mais tarde na vida.

Keywords : dieta rica em gordura; gravidez; amamentação; desenvolvimento somático; ontogênese de reflexos; prole.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf epdf )