SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.72 issue2Nutritional care in motor neurone disease/ amyotrophic lateral sclerosis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282X

Abstract

DELGADO-RODRIGUES, Raimundo Nonato; ALLEN, Alexander N.; SANTOS, Leandro Galuzzi dos  and  SCHENCK, Carlos H.. Medicina do sono Forense: uma revisão crítica da literatura e breves comentários sobre a situação brasileira. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 2014, vol.72, n.2, pp.164-169. ISSN 0004-282X.  http://dx.doi.org/10.1590/0004-282X20130181.

A medicina do sono é um campo relativamente novo dentro das Ciências Médicas. Seus aspectos legais encontram-se ainda na obscuridade, seja por falta de conhecimento dos mecanismos biológicos do desenvolvimento dos transtornos de comportamento e da violência praticada em estados alterados de sono, seja por virtual ausência de previsão legal do binômio tratamento/punição. Realizamos revisão atualizada da literatura para determinar as condições patológicas mais prevalentes envolvendo violência e sono, identificar seus fatores precipitantes mais comuns e os critérios médico-legais que podem auxiliar eventuais médicos-peritos ou assistentes na elaboração de pareceres abalizados em âmbito legal.

Keywords : medicina do sono; sonambulismo; transtorno de comportamento; parassônia.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf epdf )