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Arquivos de Neuro-Psiquiatria

versão impressa ISSN 0004-282X

Resumo

MAGALHAES, Lucas Vilas Bôas et al. Uma abordagem pedagógica original brasileira para o ensino da neurologia. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 2014, vol.72, n.10, pp.747-752. ISSN 0004-282X.  https://doi.org/10.1590/0004-282X20140136.

O método Decisões Clínicas/Oficinas Diagnósticas (DC/OD) é usado com sucesso na graduação médica no Brasil.

Objetivo

Apresentar o método DC/OD usando o exemplo do Acidente Vascular Encefálico, assim como os resultados de sua aplicação pré-experimental e de um estudo comparativo com o método tradicional (aula mais discussão de casos).

Método

Aplicação de questionários de opiniões e de questionários de conhecimentos, atitudes e percepções para investigar a não inferioridade do método DC/OD.

Resultados

DC/OD foi bem aceito por professores e estudantes. A principal crítica foi o tempo necessariamente longo para os estudantes completá-lo, característica que pode atender às diferentes necessidades educacionais. O estudo comparativo demonstrou que o método DC/OD levou a uma aquisição cognitiva maior que o tradicional, demonstrando sua não inferioridade.

Conclusão

O método DC/OD parece ser uma alternativa para o ensino da neurologia na graduação médica, com a vantagem de respeitar o diferente tempo de aprendizado dos estudantes.

Palavras-chave : neurologia; acidente vascular cerebral; educação médica; materiais de ensino.

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