SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.72 issue10Cardiovascular variability in Mexican patients with Parkinson's diseaseCognition in a multiple system atrophy series of cases from Argentina author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282X

Abstract

ALBUQUERQUE, Marco A. V. et al. Aspectos clínicos de pacientes com sarcoglicanopatias sob efeito de corticoterapia. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 2014, vol.72, n.10, pp.768-772. ISSN 0004-282X.  http://dx.doi.org/10.1590/0004-282X20140126.

Pacientes com sarcoglicanopatias, que compreendem quatro subtipos de distrofias musculares de cinturas autossômicas recessivas, geralmente apresentam fraqueza progressiva, levando à perda precoce da deambulação e morte prematura, e não há tratamento eficaz disponível até o momento.

Objetivo

Descrever os aspectos clínicos e a evolução de seis crianças com sarcoglicanopatias tratados com corticosteróides por pelo menos um ano.

Método

Prontuários dos pacientes foram analisados retrospectivamente.

Resultados

Estabilização da força muscular foi observada em um paciente, uma ligeira melhora em dois, e um ligeiro agravamento em três. Além disso, foram observadas respostas variáveis de capacidade vital forçada e da função cardíaca.

Conclusões

Não houve melhora clínica evidente em pacientes com sarcoglicanopatias sob terapia com corticosteróides. Estudos prospectivos controlados incluindo maior número de pacientes são necessários para determinar os efeitos dos corticosteróides para sarcoglicanopatias.

Keywords : corticosteróides; distrofia muscular de cinturas; proteínas sarcoglicanas; miopatia.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )