SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.72 issue10Cognition in a multiple system atrophy series of cases from ArgentinaCauda equina redundant nerve roots are associated to the degree of spinal stenosis and to spondylolisthesis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282X

Abstract

FRIGERI, Thomas; RHOTON, Albert; PAGLIOLI, Eliseu  and  AZAMBUJA, Ney. Projeção cortical do ponto coroideo inferior como uma referência anatômica confiável para a realização da corticectomia e abordagem do corno temporal através do giro temporal médio. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 2014, vol.72, n.10, pp.777-781. ISSN 0004-282X.  http://dx.doi.org/10.1590/0004-282X20140165.

Objetivo

Estabelecer a projeção cortical do ponto coiroideo inferior e usá-la como referência para realizar a corticectomia e a abordagem do corno temporal do ventrículo lateral em cirurgias para o tratamento da epilepsia temporal mesial.

Método

A projeção cortical do ponto coroideo inferior foi utilizada por um dos autores seniors em mais de 300 casos de epilepsia temporal mesial para atingir o corno temporal do ventrículo lateral.

Conclusão

A projeção cortical do ponto coroideo inferior foi útil e confiável na abordagem do corno temporal do ventrículo lateral e ela está geralmente localizada na margem inferior do giro temporal médio, em média, a 4,52 cm posterior ao polo temporal.

Keywords : amygdalohippocampectomia; anatomia microcirúrgica; ponto coroideo inferior; lobo temporal; corno temporal.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )