SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.72 issue11Rolandic epilepsy and dyslexiaAnalysis of mean transcutaneous capnography in consecutive patients undergoing polysomnography author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282X

Abstract

CHADDAD-NETO, Feres et al. Posicionamento da cabeça para microcirurgias de aneurismas da circulação anterior. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 2014, vol.72, n.11, pp.832-840. ISSN 0004-282X.  http://dx.doi.org/10.1590/0004-282X20140156.

Objetivo

Estudar o posicionamento da cabeça para a cirurgia de aneurismas cerebrais da circulação anterior.

Método

Dividimos o estudo em duas partes. Inicialmente, dez cabeças de cadáveres frescos foram posicionadas e dissecadas de modo a expor, de maneira ideal, os principais sítios de aneurismas na circulação anterior do cérebro. Posteriormente, 110 pacientes foram submetidos a microcirurgia para clipagem de aneurismas cerebrais da circulação anterior. Durante as cirurgias, as cabeças foram posicionadas de acordo com a localização específica de cada aneurisma e o resultado obtido no estudo dos cadáveres. Cada paciente teve sua posição avaliada quanto a sua eficácia.

Resultados

Obtivemos basicamente dois padrões de posicionamento da cabeça para cirurgias de aneurismas cerebrais da circulação anterior.

Conclusão

A melhor exposição cirúrgica está relacionada à posição específica da cabeça para cada localização aneurismática. O ângulo de visão microscópica adequado minimiza lesões neurovasculares e a excessiva retração cerebral.

Keywords : aneurisma cerebral; posicionamento da cabeça; reparos anatômicos; artérias da circulação anterior; microcirurgia.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )