SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.72 issue11Antiepileptic drugs patterns in elderly inpatients in a Brazilian tertiary center, Salvador, BrazilModifiable environmental factors in multiple sclerosis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282X

Abstract

SCHESTATSKY, Pedro et al. Tratamentos promissores para dor neuropática. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 2014, vol.72, n.11, pp.881-888. ISSN 0004-282X.  http://dx.doi.org/10.1590/0004-282X20140157.

Nos últimos anos, a compreensão dos mecanismos e consequentemente do diagnóstico da dor neuropática (DN) têm se tornado cada vez mais claros na prática clínica. Entretanto, o tratamento desta condição continua sendo um desafio. Uma das razões para tal dificuldade é diversidade de mecanismos envolvidos na geração e perpetuação da DN. Na presente revisão, os autores discutem várias modalidades de tratamento para DN pouco utilizadas na prática clínica diária. Para isso, selecionamos evidências clínicas positivas de abordagens para DN consideradas não-convencionais e do tipo “SFBR” (Seguro, Fácil, Barato e Racional). O objetivo desta revisão não é estabelecer o “estado da arte” ou diretrizes rígidas para o tratamento da DN. Diferente disso, pretendemos apenas trazer aos leitores novas possibilidades de tratamento assim como motivar pesquisadores a confirmar estes resultados preliminares, mas promissores para o alívio da DN.

Keywords : dor neuropática; tratamento; alternativo; medicina baseada em evidência.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )