SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.73 issue5The eye-tracking of social stimuli in patients with Rett syndrome and autism spectrum disorders: a pilot studyPredictors of pneumonia in acute stroke in patients in an emergency unit author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282X

Abstract

PACHECO, Felipe Torres; LITTIG, Ingrid Aguiar; GAGLIARDI, Rubens Jose  and  ROCHA, Antônio Jose da. Angiotomografia computadorizada multidetectores na avaliação da suspeita clínica de acidente vascular encefálico isquêmico hiperagudo da circulação anterior: determinação etiológica precoce em um grupo de pacientes brasileiros. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 2015, vol.73, n.5, pp.408-414. ISSN 0004-282X.  https://doi.org/10.1590/0004-282X20150034.

Objetivo

Avaliar o potencial da angiotomografia computadorizada multidetectores (ATCM) na determinação etiológica precoce do acidente vascular encefálico (AVE) e correlacionar o mecanismo causal com o padrão de infarto.

Método

De Julho de 2011 a Julho de 2013, foram selecionados os pacientes com suspeita clínica de AVE hiperagudo. Os achados da ATCM dos vasos intracranianos e cervicais foram correlacionados com a etiologia final do evento.

Resultados

AVE foi confirmado em 50/106 pacientes (47,2%). Estes apresentaram alterações angiográficas estatisticamente mais relevantes. Aterosclerose dos grandes vasos intracranianos esteve presente em 34% destes pacientes. O padrão radiológico topográfico de infarto mais comum foi o infarto territorial parcial (86%). A embolização arterio-arterial foi o mecanismo mais prevalente (52%).

Conclusão

A utilização da ATCM traz benefícios na detecção etiológica precoce dos pacientes com suspeita de AVE hiperagudo, além de possibilitar o entendimento do padrão radiológico topográfico de acordo com o mecanismo causal do evento isquêmico.

Keywords : tomografia; ATCM; acidente vascular encefálico; infarto cerebral.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )