SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.74 issue1Endovascular thrombectomy for the treatment of acute ischemic stroke author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282XOn-line version ISSN 1678-4227

Abstract

NASCIMENTO, Leonardo Penteado et al. Desenvolvimento de um novo instrumento de avaliação da percepção háptica: um estudo piloto. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 2016, vol.74, n.1, pp.75-80.  Epub Nov 24, 2015. ISSN 0004-282X.  http://dx.doi.org/10.1590/0004-282X20150185.

Objetivo

Testes de sensibilidade manual não consideram receptores fisiológicos distintos, tampouco variações do desenvolvimento normal ou patológico. Desenvolvemos um instrumento, com pontuação e tempo de desempenho, para avaliar percepção háptica, que é a interação sensório-motora na exploração de superfícies, pelo movimento das mãos.

Método

Reuniões de grupo foram estabelecidas para desenvolver os testes/ manual e testar materiais. O instrumento e seu manual foram submetidos a 30 revisores, em 3 estágios (com 10 revisores em cada estágio).

Resultados

O instrumento de avaliação da percepção háptica manual (IAPHM) avalia o desempenho sensório-motor da mão em seis domínios: depressão, elevação, textura, compressibilidade, peso (barognosia) e percepção de forma. Cada domínio requer materiais específicos. A pontuação vai de 0 a 57, sendo 0 a pior pontuação.

Conclusão

Esse método permitiu o desenvolvimento do instrumento para avaliar percepção háptica. Essa versão do IAPHM é um modelo piloto. Estudos futuros determinarão confiabilidade e variações de normalidade.

Keywords : percepção do tato; percepção de forma; percepção de peso; avaliação; mãos.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )