SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.75 issue11Impact of disease duration on functional status of patients with spinocerebellar ataxia type 2 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282XOn-line version ISSN 1678-4227

Abstract

ORTIZ, Karin Zazo  and  MANTOVANI-NAGAOKA, Joana. Apraxia de membros em indivíduos afásicos. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 2017, vol.75, n.11, pp.767-772. ISSN 0004-282X.  http://dx.doi.org/10.1590/0004-282x20170150.

A apraxia de membros está frequentemente associada com lesões do hemisfério esquerdo, com inúmeros casos de pacientes afásicos. O objetivo deste estudo foi verificar a ocorrência da apraxia de membros em pacientes afásicos bem como a natureza desse distúrbio. O estudo foi realizado com 28 indivíduos afásicos e 44 controles pareados segundo a idade e a escolaridade. Todos os participantes foram avaliados com uma extensa bateria de apraxia de membros, consistindo de subtestes que avaliaram a compreensão e a produção dos aspectos léxico-semânticos relacionados aos gestos bem como produção motora propriamente dita. Os pacientes afásicos apresentaram dificuldades em tarefas envolvendo aspectos conceptuais da produção gestual. A dificuldade encontrada na imitação de gestos dinâmicos também indicou déficits no processamento gestual independente do déficit conceptual observado nestes pacientes. Esses resultados reforçam a importância da avaliação da apraxia de membros e apontam para a dificuldade de realização de pantomimas como indicativa de déficits semânticos.

Keywords : apraxias; apraxia ideomotora; afasia; testes neuropsicológicos.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )