SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.75 issue11The relative frequency of common neuromuscular diagnoses in a reference centerTranstemporal amygdalohippocampectomy: a novel minimally-invasive technique with optimal clinical results and low cost author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282XOn-line version ISSN 1678-4227

Abstract

FORONI, Luciano et al. Boa recuperação da sensibilidade da mão usando o nervo intercostobraquial como doador em cirurgia do plexo braquial. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 2017, vol.75, n.11, pp.796-800. ISSN 0004-282X.  http://dx.doi.org/10.1590/0004-282x20170148.

Objetivo:

A restauração da sensibilidade em pacientes com lesão completa do plexo braquial é muito importante. O objetivo desse estudo foi avaliar a recuperação sensitiva em cirurgia do plexo braquial utilizando o nervo intercostobraquial (NICB) como doador.

Métodos:

Onze pacientes foram submetidos a reconstrução sensitiva usando o NICB como doador para a contribuição lateral do nervo mediano, com tempo de acompanhamento pós-operatório médio de 41 meses. Um protocolo de avaliação foi realizado.

Resultados:

Quatro pacientes perceberam o filamento 1-verde. Os filamentos 2-azul, 3-roxo e 4-vermelho foram percebidos por um, dois e três pacientes, respectivamente. Um paciente não apresentou recuperação sensitiva. Dois pacientes obtiveram recuperação S3, dois S2+, seis S2 e um S0, pela escala de Highet.

Conclusão:

O procedimento usando o NICB como doador promove boa intensidade de recuperação sensitiva e bons resultados são obtidos quanto ao local de percepção em pacientes com avulsão completa do plexo braquial.

Keywords : plexo braquial; nervos intercostais; nervo mediano; transferência de nervo; sensação; percepção.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )