SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1-3Dosagem dos nitratos do solo pelo método do ácido fenoldissulfônicoEfeito da frequência e severidade de corte das fôlhas sobre a duração de vida do sisal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Bragantia

versão impressa ISSN 0006-8705

Resumo

BOOCK, O. J.. Combate aos nematóides pela aplicação de fumigantes no solo: efeito do d-d e dowfume w-40 no combate aos nematóides formadores de galhas, em tubérculos de batatinha. Bragantia [online]. 1951, vol.11, n.1-3, pp. 13-18. ISSN 0006-8705.  http://dx.doi.org/10.1590/S0006-87051951000100002.

No presente trabalho relatamos os resultados a que pudemos chegar com o emprêgo dos fumigantes "D-D" (Dicloropropeno-Dicloropropano), e "Dowfume W-40", na base de dibrometo de etileno, no combate aos nematóides formadores de galhas, em tubérculos de batatinha. As experiências foram efetuadas em Campinas, em terreno do tipo "Glacial", e divididas em duas fases distintas. Na primeira, tratamos o terreno com os fumigantes 18 dias antes do plantio e adubamos alguns lotes, ena segunda fase, que foi realizada no mesmo terreno, não adubamos e nem tratamos o terreno, com o fim de verificar o efeito residual dos produtos, empregando, além disso, duas variedades ao invés de uma, como na fase inicial. Os resultados apresentados vieram indicar que : a) tanto o "D-D" como o "Dowfume W-40" não prejudicaram a brotação dos tubérculos ; b) entre produções, houve, na primeira fase da experiência, uma ligeira superioridade dos lotes com fumigantes e adubados sobre o "sem tratamento com fumigante mas com adubação", e dêste, por sua vez, sôbre o "sem fumigante- e sem adubação". Na segunda fase quase não houve diferenças entre tratados e adubados ; c) tanto o "D-D" como o "Dowfume W-40" foram eficientes na redução dos nematóides formadores das galhas nos tubérculos, pois enquanto na primeira fase os canteiros "sem tratamento e sem adubação" produziram, em média, 49,5% de galhas, a maioria de caráter grave, e os "adubados mas sem fumigante" deram 20%, já nos tratados e adubados, houve apenas uma leve incidência de 1,5% para o "D-D" e 0% para o "W-40". No segundo plantio, no mesmo terreno, observamos que, além de uma reinfestação do solo, os restos da adubação não impediram a formação das galhas como na primeira fase. Para confirmação dêstes resultados, novas experiências serão executadas com fumigantes no solo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português