SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue4-6Genética de Coffea: XIV - Hereditariedade do cálice petalóide em Coffea arábica L. Var. calycanthema K.M.C.Observações citológicas em Coffea: XIX - Microsporogênese em Coffea dewevrei author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Bragantia

Print version ISSN 0006-8705

Abstract

KRUG, C. A.  and  CARVALHO, A.. Melhoramento do cafeeiro: V - Melhoramento por hibridação. Bragantia [online]. 1952, vol.12, n.4-6, pp. 141-152. ISSN 0006-8705.  http://dx.doi.org/10.1590/S0006-87051952000200003.

A hibridação como método de melhoramento do cafeeiro, oferece amplas possibilidades que ainda se acham pouco exploradas. Para o caso da espécie C. arabica, a hibridação entre suas variedades, além de fornecer dados seguros sôbre a constituição genética, permite também a verificação de ocorrência da heterose, o melhoramento sem mudança dos caracteres das variedades, ou sintetização de estruturas genéticas novas. Os cruzamentos interespecíficos poderão contribuir decisivamente para a solução do problema da melhoria da qualidade do produto e dar indicações a respeito das relações das várias espécies e da reação dos fatôres genéticos de uma espécie em ambientes genéticos diversos. Cêrca de 2500 híbridos se acham em estudo na Secção de Genética, envolvendo plantas da mesma variedade, plantas de variedades diferentes e cafeeiros pertencentes a espécies distintas. As diversas possibilidades dêsses cruzamentos no melhoramento do cafeeiro são indicadas, chamando-se especial atenção para os híbridos interespecíficos, principalmente aquêles que envolvem a espécie tetraplóide C. arabica e outras espécies diplóides, como C. canephora, C. Dewevrei e C. congensis. Êstes híbridos triplóides, após duplicação do número de cromosômios, poderão constituir fonte de novas formas de Coffea, permitindo a expansão do cultivo do café era São Paulo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese