SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue10-12Precisão dos delineamentos tipo Lattice em milhoPlantas úteis para revestimento do solo: II - Gramíneas de porte médio e grande author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Bragantia

Print version ISSN 0006-8705

Abstract

CAMARGO, A. Pais de. Novos tipos de batata doce oriundos de mutação somática. Bragantia [online]. 1952, vol.12, n.10-12, pp. 315-319. ISSN 0006-8705.  http://dx.doi.org/10.1590/S0006-87051952000400003.

As mutações somáticas que ocorrem nas variedades econômicas de batata doce podem apresentar características vantajosas, passando a constituir novos tipos comerciais, utilizados com finalidades diversas. No decorrer dos trabalhos em realização na Secção de Raízes e Tubérculos deste Instituto, sôbre vários aspectos agronômicos e sôbre o melhoramento da batata doce, foram observadas seis mutações somáticas, tôdas elas afetando principalmente a coloração das raízes. A descrição dessas mutações e o seu valor econômico são mencionados. Na variedade 98-Castelo, a mutação afetou a côr da periderme que, de roxo, passou para creme, enquanto na variedade 18-Viçosa (Dahomey), a mudança de côr se deu na periderme e córtex que, ao mesmo tempo, de roxo mudaram para roxo-avermelhado e creme, respectivamente. Na variedade 39-Roxa pilosa, a periderme roxo-escura se tornou côr de cobre e o córtex e o cilindro central de roxo-escuro se tornaram creme. Na variedade 104-Peçanha rosa, a alteração ocorreu na periderme, que passou de rosa-pardo a vermelho-arroxeada. No "seedling" 104 S50-6, a periderme roxo-escura se tornou creme, enquanto no "seedling" 113 S50-11 a periderme amarelada mudou para lilás e o córtex e cilindro central, de amarelados, passaram a ter a côr roxa. Chamou-se atenção para a combinação de côres encontrada nesta última mutação, ainda não observada em Campinas. Apenas as duas primeiras mutações foram estudadas quanto à produção. Verificou-se, neste particular, que se assemelham às variedades originais, as quais são das mais recomendáveis para a agricultura de São Paulo. Ambas, porém, apresentam a vantagem de possuir a casca mais clara, o que melhora sua aceitação no mercado.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese