Acessibilidade / Reportar erro

Seleção e melhoramento do timbó: II - Estudo de uma população de 153 plantas de timbó macaquinho - Derris nicou (benth.)

Para fins de seleção foi estudada, no Instituto Agronômico do Norte, uma população de 153 plantas de timbó macaquinho - Derris nicou (Benth.). Depois de colhidas as raízes e postas a secar ao ar, foram analisadas para determinação de umidade, cinzas, extratos totais (etéreo e por gravimetria), rotenona + deguelina (por colorimetria) e rotenona (por gravimetria). Pelo estudo dos dados pôde-se verificar que havia dois grupos distintos de plantas: um constituído por 82 plantas (POPULAÇÃO A) contendo menos de 5% de rotenona nas raízes e outro, com 71 plantas (POPULAÇÃO B), com 9% ou mais de rotenona em suas raízes. Essas populações foram estudadas separadamente. Para um estudo mais detalhado dêsses grupos de plantas também foram calculados o peso líquido das raízes, bem como o rendimento líquido, por planta e em média, em extratos totais, rotenona + deguelina e rotenona. Foram também calculados os teores em deguelina e rotenona contidos nos extratos totais e outros extratos (que não rotenona e deguelina) contidos nos extratos totais e, finalmente, a rotenona contida no conjunto rotenona + deguelina. São apresentados os resultados referentes às melhores plantas selecionadas dessa população. Vários fatôres foram levados em consideração para a separação dessas plantas, tidas como os melhores. Os resultados mostram que mediante adequada multiplicação do material selecionado será possível a instalação de culturas de timbó com elevado rendimento em rotenona.


Instituto Agronômico de Campinas Avenida Barão de Itapura, 1481, 13020-902, Tel.: +55 19 2137-0653, Fax: +55 19 2137-0666 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: bragantia@iac.sp.gov.br