SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 númeroUNICOSistema de aplicação de torta de mamona e fertilizantes minerais na adubação da cebolaMelhoramento da mamoneira transferência do caráter indeiscência para o cultivar 'IAC-38' de mamoneira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Bragantia

versão impressa ISSN 0006-8705

Resumo

GARGANTINI, H.; BLANCO, H. Garcia; GALLO, J. Romano  e  NOBREGA, Sylvio de A.. Absorção de nutrientes pela batatinha. Bragantia [online]. 1963, vol.22, n.unico, pp. 267-290. ISSN 0006-8705.  http://dx.doi.org/10.1590/S0006-87051963000100022.

A marcha da absorção dos elementos nutritivos essenciais pela batatinha (Solanum tuberosum L.) foi estudada em plantas cultivadas em vasos de barro, interna, mente vidrados, e com capacidade para 10 quilos de terra. Em cada 10 dias, durante todo o ciclo vegetativo, eram colhidas plantas e analisados os teores de N, P, K, Ca, Mg e S. Tôdas as plantas receberam os mesmos cuidados em tratos culturais, fitossanitários e água. Propiciaram-se, ainda, iguais condições de fertilidade, dando-se a todos os vasos adubação completa, inclusive com os micronutrientes necessários ao bom desenvolvimento e produção da batata. Os resultados obtidos mostram que a batata absorve em grande quantidade o nitrogênio e o potássio, sendo o último em maior proporção. Dos outros elementos estudados, o fósforo, o cálcio, o magnésio e enxôfre, são absorvidos em pequenas quantidades, não ultrapassando nenhum dêles 16 kg/ha. Os dados mostram ainda que as quantidades totais necessárias de nitrogênio, potássio, magnésio e enxôfre são absorvidas pela cultura, até completar 50 dias após a germinação, enquanto o fósforo e o cálcio são requeridos desde o inicio até o final do ciclo vegetativo da planta.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português