Acessibilidade / Reportar erro

Características da estrutura de um podzólico vermelho amarelo da Estação Experimental de Monte Alegre do Sul

Characteristics of the structural conditions of a red-yellow podzolic soil at the Experimental Station of "Monte Alegre do Sul"

Com a finalidade de definir o estado estrutural de um podzólico vermelho amarelo-orto, bem como a sua variação frente a diferentes formas de uso, foram feitas as análises de amostras de solo das seguintes parcelas da Estação Experimental de Monte Alegre do Sul: a)cultura de milho durante 15 anos; b)pomar de frutas de clima temperado, em produção; c) eucalipto de 2.° corte. Procedeu-se à análise granulométrica e às determinações de pH, C e N totais, Ca++, Mg++ e K+ trocáveis. Foram determinados o estado de agregação, por peneiragem a sêco, e a estabilidade nágua dos gregados. Os resultados mostraram redução do diâmetro médio geométrico dos agregados da parcela "eucalipto" (2,55 mm) para a "pomar" (2,35 mm) e desta para "milho" (2,25 mm). A redução da estabilidade nágua na parcela cultivada anualmente foi muito sensível: 87% dos agregados de "eucalipto" foram estáveis nágua, ao passo que de "milho" só 31% o foram. Os autores discutem as causas dêsse comportamento do solo.


Instituto Agronômico de Campinas Avenida Barão de Itapura, 1481, 13020-902, Tel.: +55 19 2137-0653, Fax: +55 19 2137-0666 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: bragantia@iac.sp.gov.br