SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issueUNICOBamboo as a raw material for the paper industry: studies of three cooking processes with Bambusa tuldoides MunroEffect of fused phosphates and plain superphosphate on the cotton production in different soils of the State of São Paulo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Bragantia

On-line version ISSN 1678-4499

Abstract

SILVA, Nelson Machado da; FUZATTO, Milton Geraldo  and  FERRAZ, Carlos Antônio Menezes. Efeito da aplicação de misturas moída e granulada de adubos sôbre o desenvolvimento e produção do algodoeiro em diferentes unidades de solo do Estado de São Paulo. Bragantia [online]. 1970, vol.29, n.unico, pp. 23-44. ISSN 1678-4499.  http://dx.doi.org/10.1590/S0006-87051970000100003.

São relatados resultados de dez experimentos de adubação do algo-doeiro conduzidos em diferentes unidades de solo do Estado de São Paulo. Misturas de adubos que continham 12, 43 e 25 kg/ha de N, P205 e K2O, respectivamente, e misturas com o dobro das referidas doses, ministradas às plantas sob as formas granulada e moída, foram estudadas face ao comportamento de parcelas testemunhas. Ensaios conduzidos em solos argilosos apresentaram efeito evidente de adubação, quer na produção, quer em certas características do produto algodoeiro, como pêso de 1 capulho, pêso de 100 sementes, porcentagem de fibra e índice de fibra. O efeito da adubação sôbre a produção foi menor nos ensaios conduzidos em solos arenosos. Dentre as características citadas, apenas a porcentagem de fibra mostrou-se influenciada estatisticamente pela aplicação de adubos. De maneira geral, as misturas granulada e moída de adubos influenciaram igualmente o desenvolvimento e a produção do algodoeiro.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese