SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 númeroUNICOMelhoramento do cafeeiro. XXXIII - Produtividade e outras características de vários cultivares em Monte Alegre do SulEfeito residual de fosfatos sobre o desenvolvimento e a produção do algodoeiro cultivado em solo podzólico vermelho-amarelo orto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Bragantia

versão On-line ISSN 1678-4499

Resumo

GRIDI-PAPP, Imre L. et al. Resposta do algodoeiro à seleção para resistência à fusariose, em condições de campo. Bragantia [online]. 1973, vol.32, n.unico, pp. 261-273. ISSN 1678-4499.  http://dx.doi.org/10.1590/S0006-87051973000100014.

Um processo contínuo de testes de algodoeiros, em condições naturais de infestação por Fusarrum oxysporum f. vasinfectum (Atk.) Snyder & Hansen, é descrito e discutido. Consiste, basicamente, em ciclos de seleção de três anos. Seleções individuais são feitas no primeiro ano, e as progenies são testadas no segundo. Ainda no segundo ano são realizadas seleções massais nas melhores progênies, e as populações descendentes são estudadas no terceiro ano. A avaliação dos resultados obtidos em dois ciclos consecutivos mostrou que o método foi eficiente, incrementando, em qualquer dos materiais estudados, a tolerância e a resistência à moléstia, expressas em índices apropriados. O progresso foi maior em material suscetível de origem do que em material resistente. Tal diferença diminuiu quando a intensidade da fusariose aumentou Também os ganhos, em valor absoluto, foram menores em condições de maior gravidade da moléstia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português