SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 issue2Morpho-physiological bases for greater tolerance of modern maize hybrids to high plant densities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Bragantia

On-line version ISSN 1678-4499

Abstract

CARNEIRO, Monalisa Sampaio  and  VIEIRA, Maria Lucia Carneiro. Mapas genéticos em plantas. Bragantia [online]. 2002, vol.61, n.2, pp. 89-100. ISSN 1678-4499.  http://dx.doi.org/10.1590/S0006-87052002000200002.

Ao lado dos projetos de seqüenciamento e das análises do cariótipo pelas técnicas de hibridização in situ, o desenvolvimento de mapas genéticos fundamentados em marcadores de DNA tem propiciado consideráveis avanços à genômica de plantas. Esta revisão aborda as premissas básicas utilizadas para o mapeamento genético e suas principais aplicações, especialmente para o melhoramento vegetal. Fundamentos teóricos sobre segregação, recombinação e ligação são considerados e relacionados à construção de mapas genéticos com marcas moleculares. Apresentam-se informações sobre tipos de marcadores, populações de mapeamento, cálculo da freqüência de recombinação, distorções da segregação, estabelecimento dos grupos de ligação e da ordenação dos marcadores. Discute-se, também, o uso de mapas de ligação em programas de seleção assistida por marcadores, na clonagem de genes e em estudos sobre sintenia.

Keywords : mapas de ligação; marcadores moleculares; QTL; mapeamento comparativo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese