SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 número1Fator de resposta da produção do cafeeiro ao deficit hídrico em CampinasBalanço de energia em vinhedo de 'Niagara Rosada' índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Bragantia

versão On-line ISSN 1678-4499

Resumo

SANTOS, José Barbosa dos; PROCOPIO, Sérgio de Oliveira; SILVA, Antônio Alberto da  e  COSTA, Luiz Cláudio. Captação e aproveitamento da radiação solar pelas culturas da soja e do feijão e por plantas daninhas. Bragantia [online]. 2003, vol.62, n.1, pp. 147-153. ISSN 1678-4499.  http://dx.doi.org/10.1590/S0006-87052003000100018.

Com o objetivo de desenvolver técnicas para a criação de um programa de manejo integrado de plantas daninhas (MIPD), avaliou-se neste trabalho, em condições de campo, o desempenho das culturas do feijão (Phaseolus vulgaris L.) e da soja [Glycine max (L.) Merrill] e das plantas daninhas picão-preto (Bidens pilosa L.), dois biótipos de leiteiro (Euphorbia heterophylla L.) (sensível e resistente a herbicidas inibidores da enzima ALS), e carrapicho-beiço-de-boi [Desmodium tortuosum (SW.) DC.], quanto à eficiência na captação e ao aproveitamento da radiação solar, por meio do cálculo dos índices taxa de produção de biomassa seca total (Ct), taxa de produção de biomassa seca foliar (Cf), uso eficiente da radiação (î), taxa de assimilação líquida (EA), área foliar específica (SA), índice de área foliar (L), razão de massa foliar (FW) e razão de área foliar (FA). O experimento foi desenvolvido em Argissolo Vermelho-Amarelo em Viçosa, MG. Não se observou diferença para todas as características avaliadas entre os biótipos de E. heterophylla. A soja apresentou a maior taxa de produção de biomassa seca total ao longo do seu ciclo e também o maior índice de área foliar evidenciando sua maior capacidade em captar luz e em sombrear plantas competidoras. O feijão, sobretudo após o florescimento, foi a planta mais eficaz em drenar seus fotoassimilados para a formação de folhas. A soja apresentou maior eficiência em converter a radiação interceptada em biomassa.

Palavras-chave : planta daninha; competição; manejo integrado; uso eficiente da radiação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português